quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Resenha DVD: Iron Maiden e a New Wave Of British Heavy Metal (Sound of Fish/Zona Punk)

Um documentário bem interessante, principalmente me colocando no lugar de um consumidor que não manja muito de Heavy Metal. 
Como já vi em vários outros documentários muitos de Punk Rock), os idealizadores e diretores tentam traçar uma linha temporal e vem pontuando os fatos históricos do surgimento do Heavy Metal na mesma. Talvez pelo fato do Iron Maiden ter muito peso nessa história e de seu surgimento/crescimento ser em paralelo, acabou ganhando parte do titulo.

São muitos depoimentos legais de pessoas muito envolvidas no Heavy Metal e que viveram a época. Claro sempre teremos divergências de opinião, mas é bom lembrar que eles contam o que viram e sentiram... não tem certo ou errado, são opiniões, analise e escolha o que vc acha mais correto. 
O papo começa bem lá atrás, citando Hendrix, Led Zeppelin, Deep Purple e Steppenwolf, principalmente este pois foi em Born To Be Wild, que alguns historiadores musicais encontraram pela primeira vez o uso do termo: Heavy Metal.
Vale a pena escutar Born To Be Wild e caçar quando eles cantam: “ Heavy Metal Thunderrrrr” 

Vou por o som ai, só pra vocês se divertirem, mas esse clipe foi afanado do u-tubas e não faz parte do documentário, ok?

É ótimo pra quem já curte Rock e/ou Metal ou quer conhecer algo a respeito... o Doc começa citando o hard rock e depois o punk. Ai temos uma parte muito legal, pois fala muito da influencia que o Punk exerceu sobre o Heavy Metal, não tanto musicalmente, mas pela atitude, a energia e principalmente o Do It Yourself. 

E isso fica inquestionável, quando o assunto avança e chega no ponto que o Iron leva as demos feitas por eles mesmos para o DJ Neal Kay (não sei, mas tive a impressão de que essa coisa de DJ começa por aqui também) que com seus eventos no Bandwagon (clube londrino) ia abrindo espaço e cabeças... 
A bola de neve estava criada e bandas vão surgindo: Iron Maiden, Son of a Bitch (depois viraria Saxon) e Diamond Head. 

Você vai pirar em varias cenas da época e depoimentos bem interessantes, alguns beirando fofoca... é mano rock também tem essas frescuras... afinal onde não tem!! (SIC!)
São cerca de duas horas de história... Tiger Of Pan Tang, Judas, Priest, Def Leppard, Samson, Praying Mantis, Sounds Magazine… e é claro como o titulo pede, MUITO: Iron Maiden.
Pra mim valeu muito a pena, aprendi um monte de coisas legais e também curtir algumas coisas que não conhecia e outras que ainda pretendo pesquisar, pra saber mais, ou seja como documentário o vídeo faz plenamente seu papel!!

Iron Maiden e a New Wave Of British Heavy Metal
Onde achar??? Zona Punk!!


NOTA DO DVD: 3,5 PINTS




-x-


COMO SERIA BOM...

Vou aproveitar essa resenha e fazer umas conjecturas!!

Aproveitando informações pescadas no documentário, creio que além de entreter ele possa dar dicas de como melhorar nossa cena, que sofre com os próprios erros como a nossa.
É demais ver com as coisas se encaixam e funcionam quando todos andam pra frente e pensam positivo que sempre foi o caso da cena musical inglesa, 

O publico está sempre motivado, quer coisas boas, está ligado em novidades. A musica é uma coisa importante na vida deles, pagam pra ver os shows, mas querem preços bons e show interessantes. Esses mesmos que vão aos shows, compram material da banda... e nessa ordem: musica e merchandising. Mas desde que tenham qualidade... o lixo, não tem espaço!

Sabendo disso os DJs "bons" correm atrás de seus contatos e estudam pra por coisas novasem seus sets e aparecer neles pode ser o primeiro contato do publico com bandas novas!! 

O publico é atento, curte apreciar a musca, se diverte com ela, escutando e dançando. E quando pega gosto por uma banda corre atrás. Então se o DJ só sabe encher a night de clássicos esta indo pro caminho errado. Outro erro? Um set de coisas obscuras que vem do outro lado do mundo e que só ele tem acesso não é bom...
Clássicos, exclusividades e principalmente bandas novas, locais ou não, tudo isso em equilíbrio pode realmente fazer um DJ se destacar e ta na hora de darmos mais valor para esse personagem. Ao ver um cartaz ou flyer, saber quem manda bem e quem só enrola!!! Ai prestigiar os bons... que eles tenham mais espaço e os pregos que se fodam!!

Agora as bandas, que são um dos pilares da cena, tem de crescer. Chega de bandinha que ensaia meia duzia de vezes, tem equipos ruins, não estuda, faz uns dois sons próprios de qualquer jeito, coloca 18 covers, de novo mal ensaiados e querem show!! Porra num dá!! Querem ter uma banda pra zoar...acho demais, mas fiquem ai nas garagens e quartos... se for pra por a cara pra fora, que venham pra ralar... quem ver o vídeo, sentira em vários momento as seriedade das bandas gringas que deram certo...

Ainda precisava falar dos Clubes/Casas Noturnas, Produtores, Selos, Empresários, Mídia e talz...mas vamos deixar pra uma próxima chance e curtir o DVD...acho que ele pode abrir mais as cabeças nesse sentido.

Enjoy,
Flavio Loco Ferraz










Nenhum comentário:

Postar um comentário