terça-feira, 16 de abril de 2013

SHOW: TV Smith & SHAM 69 - Inferno Club - 26/09/2009

Show Sham 69 & TV Smith
Local: Inferno – SP
Data:26/09/2009

Caraio chegamos atrasados viemos lá do Tatuapé, Pça Silvio Romero onde rolou um show com Agrotóxico e Invasores de Cérebro e como de costume atrasou, mas beleza. Entramos enquanto o TV Smith fazia sua apresentação solo/acústica.
Opa melhor dar uma prévia do TV Smith.
TV Smith foi co-fundador (junto com Gaye Advert) do The Adverts, uma banda punk bem dos primórdios, mas pra mim The Adverts sempre foi mais MOD do que Punk, o que naquela época era uma coisa que se misturava muito, pois o punk não tinha suas característica 100% definidas e ainda tinha muita influência MOD/Rocker.
Mas isso é mais curiosidade, o que importa mesmo é que o Adverts era uma banda ótima e deixou seu legado, pra quem se interessar:

Os primeiros plays da banda são:
Crossing the Red Sea with the Adverts (1978 - Bright Records)
Cast Of Thousands (1979: RCA Records)

Retornando ao show, o palco tinha um clima bem intimista, pois TV esta solo cantando e tocando. Infelizmente as musicas eram desconhecidas pra mim e como nunca fui fan de acústico acabei só por apreciar a qualidade de musico apresentada por TV.
Após algumas canções TV chama alguns músicos locais e faz um outro tipo de show onde pinça alguns sucessos do The Adverts, que foi realmente o ponto alto da abertura.
Embora um pouco diferente dos originais de 78/79, as musicas, Gary Gilmore's Eyes e Bored Teenagers, agitaram a galera.
Mas como um bom show de abertura esse foi curto, pois a pegada da noite era ver o Sham69.
Caramba finalmente ia dar certo, depois de 2 ou 3 cancelamentos (já nem me lembro ao certo) o Sham ia tocar no Brasil e além dos cancelamentos outra coisas que me deixava mais ansioso era o fato do Sham 69 estar bem modificado.

Quando anunciaram a sua vinda, pela primeira vez , Jimmy Pursey, fundador e vocalista, ainda encabeçava a banda e a cena punk nacional ficou completamente agitada com o anuncio do show, mas ai veio o cancelamento e conseqüente frustração.
Nesse meio tempo de espera para que finalmente eles pudessem tocar aqui, Jimmy deixou o Sham, para tristeza geral da nação punk.
Em seu lugar entrou, um forte ativista do punk: Tim V (de vingança!?!?, provavelmente sim), Tim foi iniciado em 77 formando o The Stranglers. Depois disso fez muitas coisas: Teve uma outra banda new-punk-gotica, foi ativista político e escreveu um livro. Tatuou em sua mão um V, daí o nome Tim “V” inspirado no filme V de Vendetta.
Como podemos perceber Tim e um cara de muitas facetas, mas todas elas ligadas a filosofia punk.
Mas será que seria a mesma coisa do que ver Jimmy Pursey? Poxa ele foi o cara que criou o Sham e que entoou uns dos maiores hino do movimento: If The Kids Are United.
Com tudo isso pesando a ansiedade foi aumentando a cada detalhe que os roadies arrumavam no palco antes do aparecimento do Sham.
E finalmente: Tim V (vocais), Dave Parsons (fundador da banda com Jimmy) (guitarra), Ian Whitewood (bateria) e Al Campbell (ex-UK Subs)(baixo) entram no palco e para aplacar qualquer duvida que teríamos um ótimo e antológico show, a banda inicia o set com Angels of Dirty Faces.

Nada melhor que ver pra entender melhor, o cheetos mandou uns endereços do UTube com partes do show, enjoy
http://www.youtube.com/watch?v=85wsJI8oqao

Depois desse som entendi que tinha de ter outra visão, se num tem Jimmy, temos o Sham e definitivamente Tim V, veio com muita garra pra fazer esse show no Brasil e isso ficou claro nessa abertura. Então vamos deixar o Punk rolar!!
Como que realizando o meu desejo ( e de toda a agalera) a banda despejou no publico que infelizmente era bem pequeno, tudo que imaginei ouvir.
Ulster Boy, Red London, Questions & Answers, Hurry Up Harry, Tell Us The Truth, Cockney Kids Are Innocent, Hey Little Rich Boy e Borstal Breakout.
Tim que envergava uma camisa linda do time londrino do Millwall se entregou fudidamente ao show e isso num parecia muito fácil pra um cara que num é mais moleque, mas ele tirou de letra: Brincou com o publico, saudou São Paulo, falou um pouco de futebol e fez um show muito bom, claro que nas nossas mentes e corações sempre ficará a vontade de ver o Jimmy Pursey cantando If The Kids... mas este show do Sham 69 não deixou nada a desejar.
Tim V
Opa, ok ok, você deve estar perguntando... mas eles num tocaram If The Kids??
É fiquei meio inquieto também, quando agradeceram e saíram do palco, mas ainda tínhamos o bis num podia acreditar que não tocariam o que todos esperavam.
Pra mim ainda tinha outra musica esperada que num tinha aparecido, Hersham Boys. Uma das minha prediletas do Sham, mas no bis, minhas duvidas foram massacradas, além de Hersham Boys finalizaram com a tão esperada e desejada If The Kids Are United, que foi correspondida em 100% do publico cantando junto com a banda.
Isso finalizou o show de maneira grandiosa, só não foi mais grandioso pela pequena platéia.
E mesmo após alguns anos afastado da cena, percebi que no quesito publico nada mudou, todos babam pelas bandas e quando elas vem pro Brasil, pouca gente vai no show, continuo sem entender a galera.

Vamos esperar pelos próximos shows: GBH, Exploited, Dwarves e Supersuckers... Eu estarei lá.

Flavio El Loco

https://twitter.com/Flavio_El_Loco
P.S.: Além da foto acima, se quiserem acompanhar varias outras colocarei dia a dia no meu fotolog: http://www.fotolog.com.br/flavio_el_loco


Nenhum comentário:

Postar um comentário