segunda-feira, 15 de abril de 2013

Jello Biafra & Guantanamo School of Medicine – O SHOW DO ANO (Nov/2010)

Esse é o show que vai marcar 2010 e provavelmente sua vida musical. Claro que só comentar o nome do Jello já deveria bastar pra sair de casa comprar o ingresso e ir ao show.
Mas como os anos passam e por mais que pareça estranho tem pessoas que esse nome não significa nada. Então vamos lá.
Em 1978 um guitarrista alucinado conhecido como: East Bay Ray, que colocou um anuncio numa loja de discos procurando um vocal para uma banda punk, com isso Eric Boucher  decidiu ver qual era e assim junto com East, Klaus Flouride no baixo, um segundo vocalista que só foi conhecido por 6025 (bem bizarro)  e o Batera  TED (um pouco mais tarde substituído por D.H. Peligro), formaram o Dead Kennedys e já pelo nome você num deve ter duvida que a ideia era chutar a tudo e a todos.
Dead Kennedys

Dead Kennedys
O som já era meio diferenciado do punk inglês,  era mais rápido e caótico e assim com o DK temos uma das primeiras nascentes do hardcore. Bem nem precisava falar que uma banda chamada Dead Kennedys tinha muitas musicas de protesto o que num eram nada comum na época. E se por um lado as letras e o som irritavam sociedade e demais conformados, do outro lado instigavam a juventude ávida em protestar por uma vida melhor e cansada de ter sido representada, num passado recente, pelo Flower Power. Tinha chegado a hora de virar a mesa e na base da bicuda.
Eric rapidamente entrou no esquema e adotou o pseudônimo de Jello Biafra ( baseado no episodio da tentativa de independência da parte sul da Nigéria, que se nominaria Republica de Biafra. Isso no final dos anos 60).
Jello Biafra
Já de começo lançam duas das musicas mais importantes de todo punk & hardcore: “California Über Alles” e “Holyday in Cambodia”, você pode encontrar as duas no brilhante álbum Fresh Fruits For Rotting Vegetables (1980) discoteca básica de qualquer um, curta punk ou não. Seus lançamentos desde o começo sempre independentes e pelo próprio selo o hoje super famosos e venerado Alternative Tentacles.
Era a definitiva explosão da banda em todos os meios underground  Sempre com apresentações muito teatrais e cheias de discursos políticos Jello já roubava a cena dos DK.
Os discos se sucediam “In God We Trust” (EP – 1981) e “Plastic Surgery Disasters” (1982), “Frankenchrist” (1985), nesses temos os clássicos, Nazi Punks Fuck Off e MTV get Off The Air. E um dos atos mais polêmicos de Jello e dos DK que encartaram um poster de uma obra de H.R. Ginger chamado “Penis Lanscape”. Que gerou processos com eles... devem ter sidos a liga das senhoras católicas de San Francisco (hehe).
Depois disso sai “Bed Time For Democracy” (1986) e pra tristeza geral a banda termina. Após isso ainda teríamos uma compilação “Give Me Convenience Or Give Me Death” e a partir disso foi cada um por si e Jello definitivamente foi o que mais apareceu mantendo firme e forte o selo e disparando vários projetos. Lard, com o pessoal do Ministry (meu predileto), NO WTO Combo, Jello Bifra with Mojo Nixon, Jello Biafra With No Means No e Jello Biafra With The Melvins. Inclusive este perambulando pelo brasil nos anos 90 e fez um show épico com uma banda de suporte que mixava integrantes do RPD e Sepultura, o show do Aeroanta foi antológico.
Seu atual projeto é com o The Guantanamo School of Medicine (uma alusão, sempre politica a base/prisão que os USA tem em Cuba e lá mantem seus presos políticos).
Jello Biafra & Guantanamo School of Medicine
Com eles se apresentou-se na sua festa de 50 anos chamada de Jello Five.0,  mais uma alusão, agora um mix de sua idade e do seriado Hawaii 5-0 e é com eles se se realizaram os shows do Brasil (que serão antológicos também em minha modesta opinião). Também juntos lançaram o LP/CP - “The Audacity Of Hype”
Bem ai foi um apanhadinho da história do Jello que facilmente renderia um bom livro, só pra comentar mais uma coisinha Jello foi candidato a prefeitura de São Francisco e uma de suas propostas é que todos da câmara usassem nariz de palhaço, mas esse apanhado aqui foi mais pra entender porque você deve seguir meu conselho:
NÃO PERCA ESSE SHOW POR NADA!!!!
 
Informações do Show:
Datas: 05 e 06/11
Local: Hangar 110, R.Rodolfo Miranda 110 – Bom Retiro
Bandas de Abertura: Sexta RDP e Sabado Flicts
Mais infos: www.hangar110.com.br
P.S. Paul MCartney o cacete, Jello vai ser o show de 2010!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário